Uma montanha que desafia

A Serra da Estrela projecta-se numa paisagem vibrante.

Uma montanha que desafia

A Serra da Estrela projecta-se numa paisagem vibrante.

Uma montanha que desafia

A Serra da Estrela projecta-se numa paisagem vibrante.

Reserve A sua estadia

Escadaria para o céu

Julga-se que esta imponente montanha que domina a paisagem recebe a alcunha de Estrela já no neolítico antigo. Diz-se que quando surgia a estrela Aldebaran no firmamento, o tempo quente tinha voltado e seria possível pastorear no topo da montanha sob temperaturas menos rigorosas. Este é também um sítio povoado por lendas como as da Lagoa Escura, que fala de monstros subaquáticos, moiras encantadas que esperam uma reconquista pela fé islâmica e até relatos de navios naufragados nos sete mares cujos restos assomam depois na lagoa.

Algures entre o pragmatismo neolítico e o misticismo medieval, a Serra da Estrela é hoje um ponto de atracção turístico, que oferece um ecossistema etnográfico e gastronómico único. É também anfitriã da única estância de ski de um país de clima temperado.

Uma montanha de gelo

A Serra da Estrela é a referência no que toca a neve em Portugal. Através dos anos, ao caír dos primeiros cristais de gelo, sempre se verificou uma peregrinação ao cume de pessoas vindas de todo o país. E a Serra está equipada para responder à atenção: trilhos, pistas de ski, e a vista única a partir da Torre satisfazem todo o tipo de diversão na neve.

Uma montanha de água

O pico das visitas à Serra da Estrela acontece nos meses de inverno. Mas esta guarda alguns dos seus encantos para épocas de clima mais favorável. Liberto de agasalhos, poderá partir à descoberta de povoações rurais que o tempo não adulterou – sob o afago de um sol cálido. Pode também expor-se a uma paisagem que, quando despe o manto branco, revela a razão da fama das nascentes de água natural da Serra da Estrela.

No coração do Dão

As condições edafoclimáticas da região do Dão conferem aos seus vinhos um terroir muito próprio. E isto é amplificado nas vinhas que chamam ao sopé da montanha a sua casa. Descubra a mineralidade e o carácter cítrico refrescante destes vinhos – idealmente servidos no nosso Restaurante.

Um companheiro nativo

Diz-se que as origens do cão pastor da Serra da Estrela remontam ao tempo dos visigodos, que trouxeram à península ibérica raças asiáticas melhor adaptadas a terreno montanhoso. Uma raça robusta e felpuda, de grande porte, e com um carácter muito fiel – algo frequente de encontrar em raças de cães pastores. Vai encontrar vários nos seus passeios pela Serra, e alguns até disponíveis para voltarem consigo.